série: educação premiada

Projeto de cultura da paz de escola santa-mariense é premiado pela Unesco

Gilson Alves

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

As ações desenvolvidas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro renderam frutos, como o selo do Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação e Ciência e a Cultura (PEA-Unesco). A instituição, situada na região norte de Santa Maria, possui 429 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Fundada em 22 de agosto de 1968, a escola investe no projeto "Educação para os direitos humanos, sustentabilidade e cultura da paz". A ideia principal é desenvolver um esforço para promover melhorias nas condições de vida da população por meio de ações junto à comunidade.

Reconhecido pela Unesco, escola de Santa Maria trabalha projeto de inclusão de alunos

- Em 2015, surgiram preocupações com o meio ambiente e começamos a desenvolver inúmeros projetos. Sabemos a necessidade que temos em trabalhar o ser humano e transformar os alunos, colocando, desde o primeiro ano, a responsabilidade sobre onde cada um vive e como podemos ser agentes modificadores - afirma Silvana Ferraz, responsável pela execução do projeto.

UFSM divulga edital para ingresso em quase 1,5 mil vagas de cursos de pós-graduação

Jardim vertical construído com garrafas pet, horta comunitária, orientação para descarte de resíduos e educação fiscal são algumas das ações que valeram para a escola, além do selo da Unesco, uma homenagem da Câmara Municipal de Vereadores.

De acordo com a diretora da escola, Daniela Guterres de Oliveira, vale destacar o desenvolvimento da valorização da cultura gaúcha, o circuito de oficinas sustentáveis, e a cinoterapia (terapia com cães), que trabalha com alunos com algum tipo de deficiência.

Programa da Unesco premia oito escolas de Santa Maria

- O aluno é um multiplicador. Vai ser a semente dentro de sua casa e vai levar esses ensinamentos a vida toda - declara a diretora.

POTENCIALIDADES

A mãe do aluno Heverton Juan Antunes, Ana Alice Silva Santos, acompanha os projetos executados na escola e elogia a filosofia adotada pela instituição.

- O trabalho reconhecido significa uma valorização grandiosa para alunos, pais e para futuros estudantes. Mesmo com toda a crise na educação do Brasil, não podemos desistir dela e, aqui, o potencial dos alunos é desenvolvido - ressalta Ana Alice.

Rede municipal

  • Altina Teixeira
  • Vicente Farencena
  • Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
  • Chácara das Flores
  • José Paim de Oliveira
  • Pão dos Pobres
  • Intendente Manoel Ribas

Particular

  • Santa Catarina

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM abre inscrições para 1,4 mil vagas em cursos de especialização, mestrado e doutorado Anterior

UFSM abre inscrições para 1,4 mil vagas em cursos de especialização, mestrado e doutorado

Oito escolas fazem paralisação nesta sexta-feira Próximo

Oito escolas fazem paralisação nesta sexta-feira

Educação